quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eleições DCE UEM 2010: Por que apóio "Movimente-se UEM"?

Ao contrário do que parece não farei uma postagem cheia de dados políticos da universidade, nem argumentar sobre quais as medidas que um DCE deve tomar para realizar uma gestão de qualidade. O que procurarei apresentar diz respeito à uma questão de posicionamento político. Por que apoio a chapa 1 Movimente-se UEM.

Neste exato momento em que escrevo, as eleições na UEM já se encerraram. Provavelmente o processo de apuração já está ocorrendo, por isso o que eu escrever aqui não mudará o que ocorreu. Pode até ser que amanhã a "Movimente-se UEM" não tenha ganhado as eleições (aliás quem souber o resultado, por favor comente informando). Porém, neste espaço em meu blog quero apenas deixar clara a minha opinião.
A chapa "Movimente-se UEM"  traz caminhos e propostas relevantes

Quando estava na graduação, participei de forma tímida de um movimento que marcou a história da universidade, a chapa "Caminhando". Independentemente se vocês gostem ou não daquilo que outrora foi a Caminhando, algo é certo, foi um movimento que marcou sua época na UEM. Não participei de forma extremamente ativa, ao contrário, participei de forma tímida, mas sempre fui acolhido de forma calorosa pelos membros da chapa. Enfim, era um outro contexto, um outro momento. Não vou debater as idéias existentes em tal movimento. Passível de críticas, mas sempre transparente para com o estudante, coisa que não vi em nenhuma outra gestão do DCE

O que me importa é a semente deixada pela Caminhando e o surgimento de um movimento amadurecido, crítico, auto-crítico, e bastante preocupado com a realidade estudantil na UEM; movimento este que desembocou na chapa "Movimente-se UEM". Não, não é a Caminhando, é um outro movimento, outros atores sociais. Contudo, suas propostas e, creio eu, que a atuação dessa chapa poderá entrar para a história da UEM.

Hoje, minha vida se deslocou para fora da vida ativa da UEM. Apesar de mestrando, não estou tão a par do que ocorre no dia a dia da universidade. Contudo, algumas coisas são explicitas, e não precisa ser nenhum militante ativo para entender. A verdade é que estou FARTO do Bonde do Horror. Estou farto de suas pseudo-piadinhas mal elaboradas. Estou farto de uma gestão que fez retornar tudo o que havia de pior na política de movimentos estudantis (mentiras, obscuridade, oportunismo e discurso vazio).

Sabemos que o Bonde nada mais é que uma reciclagem mal feita de gestões lamacentas que já passaram pela UEM, como "Mostre sua Cara" e "Expressão", esta última eu acompanhei de perto, rolou até problemas com a utilização do DCE para consumo e tráfico de drogas pesadas, se bem que a própria chapa já poderia ser considerada como uma droga pesada, por si só.

O bonde traz consigo, os mesmos grupos que o apoiaram anteriormente (UNE, PC do B e PT), e realizam alguns posicionamentos antidemocráticos e anti-éticos identicos aos das gestões supracitadas, como a centralização do poder em decisões, a realização de votações obscuras e a falta de anuncio de seus respectivos posicionamentos políticos, algo que a velha Caminhando nunca escondeu. Quer os estudantes gostassem ou não.

Apoiei a "Movimente-se UEM" pela sua maturidade como movimento estudantil; por debaterem questões realmente relevantes para a Universidade, por elevarem à níveis bastante altos os debates políticos da campanha. E enfim, por descontruírem como ninguém a postura pseudo-descontraída e, por que não, cínica, do Bonde do Amor.

O dito Bonde do Amor (que não me surpreende voltar nas próximas eleições com nova cara e com ar de novidade. Talvez como Ônibus da Paixão ou Motocicleta do Sentimentalismo) se utilizou e ainda se utiliza (agora de forma mais tímida e burra) de piadas, gracinhas e brincadeiras em sua publicidade.
Sabemos históricamente que o humor sempre foi um grande veículo de críticas, tendo a ironia como um combustível preciso para abranger as massas e abordar uma realidade de forma lúdica, mas eficaz. Contudo, não é isso que demonstra as piadas vazias do Bonde do Amor; o que se vê é um discurso vazio que se utiliza do pior tipo de humor existente: "o deboche vazio". As propagandas do bonde sempre tiveram a intenção de amortecer os problemas pelo riso, de desviar o olhar da Universidade para a forma e não para o conteúdo.

Na contramão desse humor barato, com seriedade, coerencia e um debate de alto nível; surgiu a chapa "Movimente-se UEM", que com um material de qualidade buscou debater com lucidez a realidade da vida estudantil, englobando os mais variados assuntos: política estudantil, bolsas, meio ambiente, RU, Cultura na Universidade, Lei Seca, Campi de extensões, Semáforo da Colombo, taxas.

O próprio nome conclama o estudante para uma necessidade: "Movimente-se UEM"

Enfim, um grande motivo para o meu apoio se dá pelo fato de que todos os apontamentos dessa chapa encontram um profundo respaldo na realidade academica. Assuntos que interessam ao dia a dia do estudante e ao futuro da Universidade.

Infelizmente, não achei minha urna para votar, e por isso acabei não podendo participar do pleito. A urna da pós graduação localizou-se sempre em frente à BCE, contudo, hoje estava no RU e eu não vi. Mesmo assim espero que ao terminar este post, já tenhamos dado um basta à um tipo de política que já me cansa há muito tempo.

PS - Tentarei atualizar este blog com maior frequência, tem sido difícil pra atualizar nos ultimos dias.

Em tempo: Quando escrevi a postagem a apuração estava ocorrendo. Agora, dia 25/11, de manhã chega a informação que a Chapa "Movimente-se UEM" conseguiu uma ampla vitória nas urnas. Esse tipo de coisa me dá esperança na Universidade.

Quem quiser mais informações sobre a "Movimente-se UEM" clique aqui e acesse o blog da chapa

Um comentário:

  1. Dá-lhe Rodrigo.

    Adorei o texto que escreveu. É emocionante ver como olham aqueles que estiveram próximos de nós na época da Caminhando e com que perspectivas analisam a realidade. Realmente, gostando ou não, a Caminhando revolucionou o modo de fazer política em nossa década e felizmente não perdemos esta identidade. Triste, porém, muitas vezes nos deparar com ataques/críticas que não condizem com a realidade e caem de maneira infundadas e imprecisas...

    O momento histórico agora é outro, realmente. Os personagens também... Porém, a luta segue a mesma... Um movimento estudantil independente em defesa da Universidade Pública, gratuita e de qualidade!!

    Abraçoss!!

    ResponderExcluir

Opine sobre a postagem: deixe seu comentário