sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Homenagens Natalinas

É natal!
Tempo de encher a barriga, enfrentar filas no supermercado, no shopping; é tempo de deixar a conta no vermelho e acordar de ressaca, tempo de ouvir Simone até arremessarmos um sapato nas caixas de som. tempo de bater palmas para o aumento de salário dos parlamentares, enquanto batalhamos o mísero trocado do dia a dia. Tempo de ser solidário aos que sofrem, como os sujeitos vestidos de papai-noel nesse calor infernal, para batalhar aquele dinheirinho extra ou uma oportunidade temporária  em um mercado de trabalho que já o excluiu por algum motivo mercadológico, que o deixou à margem da vida econômica saudável. Esse mesmo mercado agora dá emprego para alguém que em janeiro será exluído novamente.

O Natal é isso: transitoriedade.

Papai noel e o desemprego após o natal
Sim, no natal tudo é transitório: sentimos a necessidade de nos redimir de nossas "cagadas", devido a um certo clima de compaixão, cumprimentamos nossos inimigos, abraçamos a todos. Dia 26 continuaremos a encarnar esses personagens, afinal, as promessas de Ano Novo emergem. Contudo no dia 1 de Janeiro, esqueceremos de tudo isso e voltaremos a pisar e a cuspir em todos aqueles em quem sempre pisamos e cuspimos. Inclusive no papai noel desempregado.
Natal, uma festa do comércio mundial, na qual se comercializam roupas, brinquedos, eletroeletrônicos, eletroportáteis e sentimentos; principalmente este ultimo, já que ele é o ingrediente fundamental para a venda dos outros.
Não é nada contra a festa. Nada mesmo. Acho importante que as pessoas repensem suas vidas. E aqui não se trata de religião (quem me conhece sabe que não me dou muito com religiões e crenças), e sim de necessidade humana. A grande questão é: Tudo isso é real ou um mero momento teatral em nosso ciclo anual. Um momento em que expressamos arrependimento por nosso egoísmo e arrogância como forma de zerarmos tudo isso para dar inicio a mais egoísmo e arrogancia no próximo ano.
Contudo, desejo a todos um ótimo natal! Para aqueles que pretendem algo relacionado aos seus próprios sentimentos, por favor, reflitam sobre isso.

Até Papai Noel perde o rumo com as comidas e bebidas
Para mim, tudo o que as pessoas prometem no natal, pode ser feito no restante do ano. 
Eu prefiro ficar com a parte das comidas, bebidas e um momento para reencontrar meus parentes (algo que pode ser feito em qualquer época do ano).
Quanto à reflexão, isso deve ser feito no dia a dia, em nossos atos. Ou será que estamos tão anestsiados assim que precisamos de uma data em que a mídia, a igreja, o panetone e os e-mails piegas ne natal, nos alertem que "agora é hora de reflexão", para que depois que tudo isso passe a mensagem que prevelaça seja "pise na cabeça de seu amigo do lado, ele é seu adversário na competição da vida".

Desejo a todos um ótimo natal, um excelente fim de ano, e principalmente a conscientização de que precisamos abandonar algumas hipocrisias.

Apesar disso, estou feliz e sei que hoje é dia de festa. Gosto de festas e de confraternizações e não deixo de compartilhar desse clima hoje. Apenas achei uma data certa para colocar esses meus posicionamentos.

Deixo duas homenagens natalinas interessantes e divertidas, que ao meu ver estão mais de acordo com a postagem do que qualquer Jingle Bells (ou Jungle Bells) e música da Simone: Garotos Podres e Raimundos, respectivamente com "Papai Noel FDP" e Infeliz Natal".



Um Feliz Natal para todos!
E como diria aquela Tia que recebe os parentes em casa no natal: "Desculpem qualquer coisa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine sobre a postagem: deixe seu comentário