domingo, 28 de novembro de 2010

GEORDIE: Brian Johnson pré AC-DC

Se existisse uma medição de pureza para o Rock'n Roll, o AC-DC passaria fácil pelos testes desse IMETRO do Rock. Não sou nenhum purista, nem idealista, no que diz respeito ao Rock e à música como um todo. Aliás, puristas musicais, em geral, são chatos e não conseguem abrir a cabeça para nada que exista além daquilo que cultuam. De certa forma limita a visão em um campo tão vasto, amplo e as vezes, ambíguo, como a música.
Brian Johnson já no AC-DC na década de 1980

Mas vamos voltar ao que interessa: AC-DC, mais precisamente, Brian Johnson.


O que disse, não se refere a um conceito de pureza musical. Mas sim para me referir ao AC-DC como um representante do tal "bom e velho Rock'n Roll". Contudo, quem conhece bem e gosta de AC-DC, com certeza atribui boa parte disso ao vocal um pouco rouco e muito competente de Brian Johnson (sem esquecer a presença de palco e riffs saborosos de Angus Young).

Contudo pouca gente conhece a trajetória musical de Brian Johnson antes de sua entrada no AC-DC em 1980, após a morte de Bon Scott. Claro que a carreira anterior se ofusca, quando um vocalista estréia em uma banda de sucesso e logo de cara emplaca o clássico Back in Black, o que fez Johnson se tornar inquestionável no lugar do excelente Scott.

Na década de 1970, Brian Johnson já mostrava sua competência musical à frente da banda Geordie. Uma banda inglesa formada em 1972 e que gozava de certa solidez no cenário músical britânico. Geordie se apresenta como uma banda de Glam Rock, mais por seu visual do que pelo som: Hard Rock de qualidade. Geordie gravou 4 Cd's com Brian Johnson nos vocais e mais um após a saída de Johnson, em 1982.



O que mais chama a atenção é a qualidade músical da banda, em alguns momentos lembrando muito AC-DC, principalmente pela competencia vocal de Johnson. Além disso, por ser uma banda que se enquadrava no que poderíamos chamar de Glam Rock, os integrantes usavam roupas estravagantes e apertadas, uma característica visual comum nas décadas de 1970 e 1980.

Aqui faço um adendo:

- Essa questão das roupas e do visual da banda me faz concluir que não há problema em existir uma banda com visual diferente. A história do Rock mostra isso. (De Secos e Molhados a David Bowe e Twisted Sister) A questão está no que essa banda propõe musicalmente. É aí que questiono Boys Bands disfarçadas com guitarras da atualidade, como os tais Restart, do tal do "Pelanza" (com esse nome, eu também me vingaria do mundo montando uma banda como a dele), que não promovem absolutamente nada musicalmente que possa justificar um visual diferente.


Não fazia idéia da existencia dessa banda, até esses dias, quando estava procurando algumas informações sobre o AC-DC.

Para quem gosta de AC-DC, vale a pena conferir Geordie, uma boa forma de se espantar o tédio de domingo à tarde. Geordie e AC-DC: Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Um comentário:

  1. Grande Brian Johnson ! One of the Great Vocals of the Rock of all times

    ResponderExcluir

Opine sobre a postagem: deixe seu comentário